LIED

     
Programa Microsoft Aluno Monitor

Sabendo da pessoa de sucesso que você será amanhã é fruto de uma vasta experiência adquirida nos vários estágios da vida. Experiências estas que possuem, todas, origem na escola. Escola que é o local das primeiras grandes conquistas e onde a Microsoft foi buscar o Aluno Monitor.

A Orientadora Tecnológica do CEMA, Kátia Bastos, foi buscar informações e trazer a você, aluno, a oportunidade de se inserir no mundo da informática aplicada e adquirir mais experiência, e também um apoio essencial para o sucesso profissional.

"Neste programa o aluno terá acesso a uma vasta gama de informações desenvolvidas especialmente para formá-lo e capacitá-lo nos mais variados assuntos ligados a manutenção e controle para administração dos laboratórios de informática. O aluno terá à disposição demonstrações animadas, exemplos e atividades no final de cada módulo."

Queremos dar as boas vindas a você que ingressa neste mundo de descobertas e aprendizados e motivá-lo a aprender cada vez mais, buscando com isso novas experiências que o farão ver além dos horizontes da escola.


Início dia 15 de Setembro de 2011, com previsão de Término em 28 de novembro de 2011.




 Confeccionando imagens no Paint

Orientados pela professora Heloísa Fidélis, os alunos vieram  ao Laboratório de Informática confeccionar imagens no Paint( programa auxiliar para criação de desenhos artísticos). Veja como ficaram legais as produções de seus alunos.

















*      Nome do Projeto: Espaço de intercâmbio e colaboração-BLOG- como diários de aprendizagem
*      Objetivo Principal: Oferecer oportunidades aos professores, e a outros agentes educativos, para colaborarem com os alunos do C.E.Dr. Máximo de Azevedo na divulgação e construção de novos conhecimentos, onde possam aprender novos recursos e desenvolver estratégias que ajudem  melhorar e atualizar práticas pedagógicas junto a seus professores.
A professora  de Matemática e O. T. da escola possui uma turma com 2 tempos em Projeto , para esta turma elaborou um projeto para o 1º Bim que terá continuidade .  Abaixo estão relatadas algumas das habilidades trabalhadas com os alunos da 3ª série do Ensino Médio e que poderão ser aplicadas em todas as turmas: 
Compreender o conceito de blog como um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de ideias, informações e conhecimentos de forma colaborativa.

Entender e enunciar  as regras para criar um blog com segurança.

Considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem e que a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva possibilitando a construção de uma cultura informatizada e um saber cooperativo, onde a interação e a comunicação são fontes da construção da aprendizagem

Saber articular as seguintes questões :qual foi o meu entendimento? as informações que estão disponíveis são verdadeiras? qual é o meu posicionamento crítico sobre o assunto? de que forma vou comunicar(postar) as minhas conclusões?
Concomitante a este projeto os alunos estão trabalhando com um Soft PIVOT às sextas-feiras alternadas.  A atividade foi elaborada e está sendo realizada tomando como ponto de partida a leitura compartilhada com um texto  escolhido pela professora de Língua Portuguesa Vanessa Aguiar, com ela os aluno fazem comentários sobre o texto em grupo. Daí os alunos criam uma animação com o software Pivot (boneco palito), inserindo  e elaborando figuras para montagem de pequenos vídeos, muito simples, mas produtivo .
Texto: O Pequenique das Tartarugas
A família de tartarugas decidiu sair para um piquenique, e por serem naturalmente lentas, levaram alguns dias para prepararem-se para seu passeio. Finalmente a família de tartarugas saiu de casa para procurar um lugar apropriado, e durante o segundo dia da viagem encontraram o lugar ideal!
Elas levaram algumas horas para limpar a área, desembalaram a cesta de piquenique e terminaram os arranjos. Quando elas estavam prontas pra comer, descobriram que tinham esquecido o sal. Poxa, todas concordaram que um piquenique sem sal seria um desastre, e após uma longa discussão, a tartaruga mais nova foi escolhida para voltar em casa e pegar o sal, pois era a mais rápida das tartarugas.
A pequena tartaruga lamentou, chorou, e esperneou, mas concordou em ir com uma condição: que ninguém comeria até que ela retornasse. A família concordou e a pequena tartaruga então saiu para buscar o sal.
Três dias se passaram e a pequena tartaruga ainda não havia retornado. Cinco dias… Seis dias… Então, no sétimo dia, a tartaruga mais velha, que já não aguentava de tanta fome, anunciou que ia comer, e começou a desembalar um sanduíche.
Quando ela deu a primeira “dentada” no sanduíche, a pequena tartaruga saiu detrás de uma árvore e gritou:
- Ahhãããããã! Eu tinha certeza que vocês não iam me esperar. Agora é que eu não vou mesmo buscar o sal!
.
No trabalho em equipe, e também em nossas vidas, muitas vezes as coisas acontecem mais ou menos desse jeito. Desperdiçamos muito tempo esperando que as pessoas vivam à altura de nossas expectativas, e ficamos tão preocupados com o que os outros estão fazendo, que deixamos de fazer a nossa parte; de fazer o que se espera de nós.
Entre o estímulo e a resposta, há um espaço, onde estão a liberdade e o poder de mudar as nossas escolhas. Entre qualquer coisa que tenha acontecido ou esteja acontecendo a você neste momento, e a sua resposta a elas, há um espaço em que você tem a liberdade e o poder de escolher a sua resposta. E estas respostas é que vão governar o seu crescimento, suas realizações e suas contribuições para que você e sua equipe se tornem cada vez melhor.
Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar outras equipes melhores a cada dia.
Veja algumas produções: